Friday, January 27, 2006

"O Emplastro" por JVC (Jornal de Tondela)




Fui destacado para, em representação de vários órgãos de comunicação social, fazer a cobertura da conferência que, se calhar, vai ter lugar na capital do Irão, em data a anunciar e cujo tema é “Você também é parvo e acredita mesmo que houve o holocausto?”. O autor da ideia foi o “emplastro” que é, agora, o presidente da republica lá do sitio. Como sabem (ou deviam saber) o emplastro é um espertíssimo adepto do FCP, como eu, que está sempre a chamar a atenção para a sua pessoa aproveitando as reportagens em directo das televisões. O que já não sabiam (nem deviam) era que ele, o emplastro, farto da pequenez do nosso burgo, botou dentadura nova, partiu em direcção ao Oriente e, tendo olho em terra de ceguinhos, logo foi eleito, não rei mas presidente. Quem tiver dúvidas compare as respectivas fotografias. O mundo deve esta importante descoberta ao meu filho mais velho, moço que anda em ciências políticas, emplastros é o que eles mais estudam.

Não esperava muitas dificuldades na obtenção da autorização de entrada dada a afinidade clubista que me une ao emplastro mas, precavido e português como sou, nunca deixo para amanhã o que tive que fazer anteontem nem recorro ás cunhas e, vai daí, comecei logo a tratar das formalidades para a obtenção dos documentos necessários.

Através do jornal 24 Horas acedi ao número do telefone do organismo que trata desses assuntos e, num instante, tinha a lista completa. Publicidade à parte, digo-vos que é muito mais rápida e fácil a consulta através deste jornal do que pelas listas telefónicas da PT ou mesmo das míticas páginas amarelas. Além de que o jornal é mais leve, não ocupa tanto espaço e, muito mais importante, tem os números actualizados. A única vantagem para a PT é que, com as listas e como prémio, ela dá-nos, uma assinatura, paga, para a vida. Aviso já que a frase anterior, embora não tenha asteriscos, como aliás a lei exige, contém informação que pode ser interpretada de uma maneira ou de outra, consoante se é um funcionário da dita empresa, uma ave palmípede vulgarmente designada por pato, um jornalista ou um funcionário de alguma procuradoria perto de si.

Voltando à lista, acho que, afinal, lá vou ter que meter uma cunha porque estou com alguma dificuldade em reunir os requisitos base exigidos pelos iranianos, que me parecem estar quase, quase, no limiar dos abusos dos meus direitos individuais. Na primeira triagem, feita por telefone, quando chegou ao nome dos meus antepassados e lhe atirei com o bisavô Ezequiel, o senhor das barbas e com a bisavó Umbelina, o homem ia-se passando. Ó amigo, diz-me ele num português perfeito, f qualquer coisa, eu não estou aqui para reinar, deixe-se de graças e repita lá os nomes como deve ser. Inventei e menti! O pior vai ser quando o tipo receber a minha fotografia e vir o meu nariz, que alguns teimam em dizer que é adunco, coisa que é absolutamente mentira, isto não tem nada a ver com os genes, é do vento.

Se não receber a autorização até ao próximo mês de Junho, viajo para a Alemanha com a nossa selecção de futebol, o emplastro de certeza que há-de querer ir e aí aproveito e meto a tal cunha. O meu receio, o meu grande pavor, é que, daqui até lá, todos os pacifistas – os nacionais, os europeus, os americanos e os asiáticos – puxem dos seus protestos e mobilização mediática, como fazem contra o fascista do presidente dos “states” e, não percebendo a mensagem de paz e de diálogo subjacente à conferência, comecem a protestar contra este emplastro e então lá se vai o meu passeio e a minha tranquilidade.

Saturday, January 14, 2006

10 JANUARY 1981-2006 JANUARY 10

25 YEARS



o ramo de 24 rosas ( a 25ª era eu...)que o João me deu no nosso
25º aniversário de casamento!

ADOREI!!!!!