Thursday, September 07, 2006

AVANTE CAMARADAS!

A festa do Avante nos tempos que correm, com a ajuda da comunicação social, é apresentada quase como se de mais um festival de verão se tratasse. Do género Sudoeste, Paredes de Coura, etc. Muitos acham portanto perfeitamente normal por lá passarem como se de um simples arraial se tratasse. Convém pois lembrar a agenda destes senhores, e nada mais a propósito que esta notícia saída no DN de hoje e já bem badalada na "abençoada" blogosfera:

"A presença de propaganda das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) na última edição da Festa do "Avante!", criou um embaraço diplomático ao governo de José Sócrates.

As FARC são um grupo terrorista que mantém sequestrada há quatro anos a ex-candidata a presidente da Colômbia Ingrid Betancourt . A União Europeia reconhece as FARC como grupo terrorista."

e o PCP explica ao DN:

"...no âmbito dos convites que o PCP dirige e que se "baseiam exclusivamente na sua política de relações internacionais e na solidariedade dos comunistas portugueses para com aqueles que em todo o mundo desenvolvem processos de resistência e luta contra as políticas anti-sociais, antidemocráticas e belicistas das principais potências imperialistas, ou de governos claramente manietados e instrumentalizados por essas potências - como é o caso do governo colombiano".

"O PCP "aproveita a oportunidade" para, mais uma vez, sair em defesa das FARC e "denunciar as tentativas de criminalização da resistência ao grande capital e ao imperialismo e para reiterar a sua frontal oposição à classificação pelos EUA e União Europeia das FARC - uma organização popular armada que há mais de 40 anos prossegue, entre outros objectivos, a luta pela real democracia na Colômbia e por uma justa e equitativa redistribuição da riqueza, dos recursos naturais da Colômbia e da posse e uso da terra - como organização terrorista".
A notícia da presença de propaganda das FARC na festa do PCP foi revelada na blogosfera. Domingo passado, no blogue Tugir (www.tugir.blogspot.com), Carlos Manuel Castro registou criticamente o facto. A partir daí a indignação alastrou a mais de uma dezena de blogues. No Canhoto (www.ocanhoto.blogspot.com), o ex-ministro do PS Paulo Pedroso subscreveu Jorge Ferreira, dirigente da Nova Democracia, no Tomar Partido(www.tomarpartido.weblog.com.pt) quot;Seria interessante que o Governo, através do ministro da Administração Interna, esclarecesse se os indivíduos da FARC que estiveram no stand da Festa do "Avante!" entraram legalmente em Portugal, se foram vigiados e as suas actividades militantes fiscalizadas".