Thursday, February 15, 2007

Mais "Food for thought"...






Dando como exemplo o filme "Scoop" de Woody Allen, João Pereira Coutinho na Folha de S. Paulo reflecte sobre o humor e as mulheres...

"... quando Woody entra em cena, a cena é inteiramente dele. E se não fosse Woody Allen, qualquer homem seria mais convincente do que Scarlett. Porquê? Razão simples: Scarlett é demasiado bela para ter piada. E o humor só existe, e praticamente só existe no masculino, porque é ferramenta evolutiva indispensável: um mecanismo de conquista e salvação que permite ao macho, sobretudo ao macho feio, um trampolim intelectual para conquistar sua donzela."

e continua

"...As mulheres não precisam de ter piada. Nunca precisaram, uma condição evolutiva que implicou um certo atrofiamento do chamado "musculus ridentis". É por isso que assistir a Scarlett Johansson em tentativas espúrias para fazer rir é altamente fora da marca. Não é por acaso que, numa das cenas antológicas do filme, Woody lhe pede expressamente para ela deixar as piadas para ele. Com razão. Uma mulher como Scarlett não precisa de ter piada. Basta-lhe, simplesmente, aparecer. Porque, como dizem os brasileiros com genuína sabedoria, Scarlett Johansson já é, ela mesma, a maior gracinha que existe."

Realmente tendo a concordar com ele que raras são as mulheres com piada. Já não concordo no que diz respeito ao sentido de humor. Não é preciso ter piada para ter sentido de humor e saber rir. E já agora será que as mulheres feias têm mais piada que as bonitas? Refiro-me claro a piada- ha ha e não a piada-gracinha, pois pelos vistos no entender dos homens as duas coisas não andam a par.